quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

The Original Drifters!!!

Finalmente chegou o momento de falar um pouco do que o nosso querido Bill Pinkney fez, depois que foi demitido dos "Drifters" no começo de 1958. Vamos colocar aqui o terceiro pilar da história deste grupo, que é considerado até hoje, um dos precursores do R&B.

********************************************************************

Depois de ser demitido do "Drifters" no comecinho de 1958, Pinkney não perdeu tempo. Gravou um single pela Phillips International Label, chamado "After the Hop/Sally's Got a Sister". Ele contou com a participação de um grupo de estúdio chamdo "The Turks". Atenção, galera: não se trata do grupo que fez sucesso pela Weast Coast; é apenas um grupo com o mesmo nome. Em maio de 1958, como já vimos, o empresário louco (haha), George Treadwell, demitiu todo mundo. Todos os integrantes do grupo. Ele era o dono do nome... Então resolveu começar tudo de novo, contratando outros rapazes para serem os "Drifters".


Já falamos sobre esta nova formação do grupo, então vamos continuar com a história do Pinkney. Ele foi esperto. Quando viu o que havia acontecido, saíu em busca dos ex-companheiros de banda, os que participaram da formação original do grupo, e remontou a atração. Ele chamou os irmãos Gehart e Andrew Trasher, e já que Clyde McPhatter estava indo muito bem na carreira solo, ele resolveu chamar Little Dave. Para cuidar dos negócios, Pinkney escolheu uma dupla de empresários bem sucedidos: Esther Navarro e Irv Nahan. O primeiro também empresariava o grupo "The Cadillacs". 
Então, em 1959, eles começaram a gravar alguns singles para a End Label, de George Goldner. Nessas faixas, eles eram chamados de "Harmony Grits", embora nos anúncios da Bilboard, muitas vezes, eles eram sim chamados de "Original Drifters". Nos próximos 10 anos, o nosso Little Dave continuou sendo o ícone do mal comportamento, e fez a famosa dança das cadeiras com o grupo. Saía e entrava de novo, ao sabor do vento.


Lembram que o Johnny Moore tentou forjar uma carreira solo? Ele tinha até outro nome: Johnny Darrow. É que já existia um Johnny Moore no mercado, então ele teve que escolher outro nome... Pois é, isso aconteceu em 1960, quando ele foi dispensado do exército. E, em alguns singles seus, os originais fizeram Backing Vocals... Sem o Little Dave, que, nesta época, estava de férias (haha). Então, no fim, algumas das gravações de Johnny acabaram tendo a formação do "Drifters" que gravou vários sucessos... Infelizmente nem o Johnny conseguia lembrar quais foram as músicas todas, em entrevistas mais recentes... Mas ele disse que foram as das sessões perto de "Chew Tobacco Rag", pois dessa ele lembra de ter gravado com os rapazes. Nós até queríamos investigar as sessões próximas a esta, mas tem coisas tão difíceis de se conseguir, quando você mora no Brasil... Para colher estas informações, eu teria que tentar resgatar os arquivos da Sue Records, gravadora que não existe mais. 



Bom, em 1964, em outras férias do Little Dave, Bobby Lee Hollis assumiu os vocais principais dos originais... Tornou-se o quarto membro. Little Dave não gravava mais com o grupo, pois não era confiável. Apenas, quando queria, e quando lhe era permitido, se apresentava ao vivo com eles. No fim deste mesmo ano, Jimmy Lewis substituiu Andrew Trasher... Com esta nova formação eles gravaram duas músicas, pela gravadora Fontana: "Don't Call Me", com vocais principais de Jimmy, e "I Do the Jerk", com vocais de Bobby. Um pouco depois desta sessão, Bobby Hendricks (lembram dele?) se uniu ao grupo, se tornando um quinto membro. Mas, logo Jimmy Lewis saíu, para dar continuidade à sua carreira solo. O grupo, então, voltou a ser um quarteto. A formação foi esta durante aluns anos, dois ou três. Mas, em algum momento, Andrew Trasher retornou, substituindo Bobby Lee, que saíra do grupo. Em 1967, com esta formação, eles gravaram duas músicas pela Veep. O nome do grupo saíu como Bill Pinkney and the Originals, e as músicas eram: "The Masquerade is Over" (vocais de Bobby Hendricks) e "I Found Some Lovin'" (vocais de Bill Pinkney). 


Em 1968, Bill havia conseguido agendar uma turnê européia. Algo grande para os originais... Nesta época, a formação do grupo consistia dos seguintes integrantes: Booby Lee Hollis, Gehart Trasher e Bobby Hendricks, além do próprio Bill Pinkney... Vamos esclarecer que o Hollis virou um amigo da dança das cadeiras também... Saía e entrava do grupo, como lhe dava na telha, ou na telha do Bill. A turnê acabou não acontecendo com eles, pois todos os integrantes, exceto Pinkney, decidiram que era hora de parar, para se dedicar à família. Estavam pendurando as chuteiras, por assim dizer. E aí, não havia mais grupo...


Aí virou bagunça, pois os originais deixaram ser originais... Bill queria fazer a turnê!!! Lacy Hollingsworth, que já havia trabalhado com ele,falou de um grupo bem legal, chamado "ThTears". Nosso úncio original foi conferir a banda, e gostou dela. Os contratou para sair em turnê com ele... E eis os novos orginais (viram que avacalhação?): Benny Anderson (tenor), Wallace Ezzard - também conhecido como George Wallace - (tenor), Albert Fortson (barítono) e Mark Williams (guitarra).




hahaha Eu estou rindo, e vou contar o porquê!!! Só rindo mesmo. Depois da turnê na Europa, esse grupo voltou para os Estados Unidos. E Bill foi demitido... Hein??? Pois é... Foi demitido... E o grupo que restou passou a usar a alcunha de "Original Drifters", embora de originais eles não tivessem nada... E ainda chamaram Andrew Odem para substituir Pinkney!!! E foram felizes assim por 10 anos, mais ou menos. Até um single, com este nome, eles conseguiram gravar.



Pinkney foi à justiça e, finalmente em 1981, ganhou a batalha pelo uso exclusivo do nome "Original Drifters". Enfim, enquanto brigava na justiça pelo nome, Pinkney não perdeu tempo. Depois de ser demitido de sua própria criação, ele correu para formar outro grupo... Bruce Caesar (tenor), Clarence Walker (tenor/barítono) e Duke Richardson (barítono) foram chamados.



Com este grupo, Pinkney gravou um single em 1971 - "Ol' Man River/Millionaire" - pela gravadora Game.Bill faz os vocais principais das duas músicas. Daí pra diante o número de cantores, trocas, substituições e férias foi infinito.
Em 1979 eles finalmente pararam algum tempo com a mesma formação: Harriel Jackson (tenor), Andrew Lawyer (tenor), Chuck Cockerham (tenor) e Tony Cook (barítono), além do Bill... É, porque agora é melhor avisar quando o Bill estiver no grupo!!!
Esta formação gravou alguns singles nos próximos dois anos, e as músicas eram registradas como sendo apenas de Pinkney... Sem nome de grupo nenhum.

Depois que venceu a batalha na justiça, Pinkney continuou trabalhando muito... Durante os anos 80 e os anos 90 muitos integrantes entraram e saíram do grupo. Não temos registros de todo mundo, então, vamos ficar assim...
Singles foram gravados por diferentes gravadoras independenetes, todos sendo creditados ao Bill. E ele continuou a se aprensentar até quando não pôde mais... Em 2004, a formação do grupo era esta: Bill Pinkney (o de cabelos brancos na foto abaixo), (da esquerda para a direita) Vernon Young, Ron McPhatter (filho do Clyde, lindo né?), Chuck Cockerham e Richar Knight Dunbar. 

Esta é a última formação que temos notícia. Pinkney faleceu em 2007. Até pouco tempo antes de morrer ele esteve à frente do grupo... Com certeza ele foi uma personalidade forte, marcante e muito importante para o R&B, e faço questão de enfatizar que ele jamais será esquecido... Até onde sei, o grupo está prosseguindo sem ele... Fazendo apresentações em sua homenagem...

Um presentinho pra vcs. Alguém postou um vídeo amador feito no dia quatro de Julho de 2007, lá no youtube, com um trecho da última apresentação de Bill Pinkney. Na verdade, a gente pode ver o ícone em pequenos trechos, visto que não é ele nos vocais principais. Mas reparem no senhor de cabelos brancos, num dos microfones, por vezes batendo palmas e fazendo a coreografia da música. É ele. Bom, ele faleceu naquela noite, depois do show... 


***********************************************************

E aqui encerramos mais um trecho da história deste grupo tão confuso, mas tão amado. E tem meuito mais. Tem calçada da Fama, comemoração de 60 anos de grupo, turnê nova (sim, em 2013) com o grupo lá da Europa, que é o do empresário 'louco' Treadwell - não na pessoa dele, por que seria estranho um defunto como empresário, mas é o grupo registrado pelos herdeiros dele... Enfim, tem sim muita coisa acontecendo, mas terei que fazer minha pesquisa para poder atualizar esta história, que originalmente escrevi em 2007. Tentei entrar em contato com os rapazes da banda reformada pelo Twitter, e nada. mas vou continuar tentando. E assim que tiver novas histórias pra contar, claro que as postarei aqui. Por enquanto, espero que tenham gostado. Ao longo de nossa convivência no blog vou sim tentar falar mais um pouco dos membros mais importantes desta banda icônica, separadamente... Tenham paciência comigo!!!






Beijos da JulyN

Nenhum comentário: