quarta-feira, 10 de agosto de 2016

A falta que senti de Roberto Carlos na Abertura das Olimpíadas...

Roberto Carlos. Foto cortesia de No Pátio.
Ok, amiguinhos e amiguinhas. Deixa eu começar esta postagem falando que não sou fã de Roberto Carlos. Dito isso, acho que são poucas as vezes em que parei o que estava fazendo para teclar à respeito de qualquer coisa pertinente à música nacional. Mas, e vocês hão de concordar comigo, Roberto Carlos se torna uma unanimidade quando se analisa friamente seu trabalho nas últimas cinco décadas, ou mais. A qualidade com que seus discos são gravados se destaca de todo o resto da música nacional, com certeza. Ele em si, como interprete, é um excelente cantor. E, o repertório dele é vasto, e acaba tendo algumas das mais belas composições da história de nossa música. Muitas delas rabiscadas por ele mesmo, em parceria com Erasmo Carlos, outro monstro da música nacional.


E eu poderia passar um ano, ou mais, falando da panelinha de músicos contemporâneos e amigos dessa dupla, pois eles formam, sem dúvida nenhuma, o que há de melhor na música nacional. Podemos citar, por alto, só para dar uma ideia a quem conhece pouco da história da MPB, Tim Maia e Jorge Ben Jor. Esses dois eram amiguinhos de Roberto e Erasmo quando estavam os quatro tentando um lugar ao sol. E só por esses quatro nomes vocês, que entendem um mínimo de música, podem imaginar que muita história pode ser contada aqui.

Mas, até por que não temos tempo e saco pra tudo, vamos nos ater a uma única coisa: a música Emoções. E, por que? Por que tivemos aí na sexta passada a abertura das Olimpíadas do Rio, com vários artistas da nossa música se apresentando, menos Roberto Carlos, com uma de suas músicas mais famosas, e mais belas em termos de composição. É inegável o lirismo desta canção, que foi composta por ele mesmo, em parceria com Erasmo. Não consegui a informação sobre quem fez a letra e quem fez a melodia, se houve esta divisão entre eles, então, se houver um fã mais ferrenho, que saiba esta resposta, comente aí... A música foi sim usada na propaganda oficial das Olimpíadas, com a permissão do Rei - pra quem não sabe, pra quem hibernou nos últimos 50 anos de história da música, chamamos carinhosamente Roberto Carlos de rei -, enquanto imagens belas de Olimpíadas passadas serviam de imagem. E foi a decisão mais sábia dos marqueteiros do evento, visto que esta música, se você prestar atenção, suscita Emoções... É o que ela diz, aliado ao como foi musicada. Orquestra bem regida, melodia bem redondinha. Lembra muito o tipo de composição melódica das músicas de Frank Sinatra. 

Senti falta de Roberto no meio do Maracanã, com um canhão de luz só nele, e talvez a orquestra do municipal do Rio ou de São Paulo, e ele dando aquela risadinha junto à jogada de ombros que ele faz, pegando o microfone de ladinho como ele faz, e dizendo, com a voz mais calma do mundo: são tantas emoções, bicho! KKK Isso está cravado na alma de todo mundo que gosta um pouquinho de música de qualidade neste país. Talvez ele esteja no encerramento. Afinal de contas, essa música fala de tempos passados, de emoções vividas... 

Então, esta postagem é sobre esta música, que é uma das que me fazem sentir muito orgulho da cultura nacional. Muitos vão dizer que Roberto Carlos faz cópias do que rola fora, que é americanizado... Coisa que já é crítica a ele há mais ou menos 50 anos. Bom... Se a cópia tá bem feita e vem com a categoria dessa música, não vejo problema... E vocês? Mas vamos deixar de blá blá blá e vamos a ela? Com letra pra vocês acompanharem e entenderem por que gosto tanto desta composição. Lembrando de agradecer ao usuário Paulinho Frehner do Youtube pela postagem do vídeo.





Emoções
Compositor: Roberto e Erasmo Carlos
Interprete: Roberto Carlos
Algum: Roberto Carlos (1981)


Quando eu estou aqui
Eu vivo esse momento lindo
Olhando pra você
E as mesmas emoções sentindo
São tantas já vividas
São momentos que eu não esqueci
Detalhes de uma vida
Histórias que eu contei aqui


Amigos eu ganhei
Saudades eu senti, partindo
E às vezes eu deixei
Você me ver chorar, sorrindo


Sei tudo que o amor
É capaz de me dar
Eu sei já sofri
Mas não deixo de amar


Se chorei
Ou se sorri
O importante
É que emoções eu vivi


São tantas já vividas
São momentos que eu não esqueci
Detalhes de uma vida
Histórias que eu contei aqui


Mas eu estou aqui
Vivendo esse momento lindo
De frente pra você
E as emoções se repetindo


Em paz com a vida
E o que ela me traz
Na fé que me faz
Otimista demais


Se chorei
Ou se sorri
O importante
É que emoções eu vivi


Se chorei
Ou se sorri
O importante
É que emoções eu vivi

***



lembrando mais uma vez que quando colocamos uma letra ou tradução no nosso blog, ela vai para nosso index permanente. Confere lá. Sem mais... 



JulyN.

Nenhum comentário: