sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Minha desatenção é imperdoável...

Natalie Cole. Cortesia de Grown Folks Music.
Olá, amigos e amigas. Tudo belezinha com vocês? Espero que sim...

Quem acompanha nosso blog acho que estava aguardando uma postagem sobre a premiação Grammy. Pois é... Não é essa ainda. Na última segunda feira tivemos o show, com pompa, circunstância, muita música e L.L. Cool J. na apresentação de novo. Já deixei claro em outras postagens que gosto demais desta decisão dos organizadores. 


Mas chega de falar sobre a festa, e vamos nos concentrar num assunto em específico, nesta postagem, que me deixou pasmada. Estou muito fora de órbita, não é possível. Passei o ano de 2015, e comecei 2016 sem dar a devida atenção a esta paixão minha, a música, por que negligenciei o falecimento de muitos ídolos meus, e fui pega de surpresa no Grammy!!! Nossa, me senti um fracasso... Sou Fonoaudióloga, sou cuidadora de idoso, sou pet sitter, sou uma porção de coisas... Mas me senti uma fracassada por não ter acompanhado as notícias que realmente importavam sobre o universo que mais gosto de gravitar... Sensação assim só senti quando, como cuidadora, tive que aconselhar a família de uma cliente a sondá-la para que ela recebesse alimentação... Eu, Fonoaudióloga, estudiosa e terapeuta da deglutição... Lembro de ter saído do trabalho no fim daquele dia com uma sensação incrível de derrota, por que queria poder continuar proporcionando alimentação via oral para a cliente. 

Assisti ao Grammy ontem... Sim, eu espero passar na tv, alguém digitalizar, passar para o computador e disponibilizar nos sites de partilhamento, com som original. Detesto narradores falando em cima dos artistas, que é o usual em transmissões ao vivo - a tal da tradução simultânea. E fiquei chocada com o 'In Memoriam', aquela parte em que os mortos do ano na indústria são homenageados... E me senti tão derrotada quanto naquele dia em que admiti pra mim e pros médicos que acompanhavam minha cliente, que ela precisava ser mesmo sondada. 

Alguns nomes me arrancaram suspiros, e o meu famoso 'Oi?'. Assim de cara, consigo lembrar de 3: Ben E. King, Percy Sledge e Natalie Cole. Outros nomes conhecidos e amados apareceram na lista. Mas esses não me foram surpresas. Para quem não acompanha todas as postagens deste nosso humilde blog, Ben E. king foi membro da primeira banda de R&B do planeta, sendo assim, no meu universo, bastante importante. Ele foi um Drifter, povo, e seu maior sucesso, 'Stand By Me' foi gravado com o grupo, embora seja creditado somente a ele por questões contratuais. Uma lenda do R&B, pra quem curte o estilo, ele dispensa qualquer apresentação. Mas, pra você aí que não sabe de quem estou falando, fica o vídeo pra você conferir, babar, se educar, e entender o que é música de verdade. 




Outro que fez meu queixo cair foi Percy Sledge. Costumava ouvir às músicas dele com minha mãe. Composições cheias de alma, melodias ricas. Uma delícia de ouvir. E muitos sucessos que ajudaram a moldar a Soul Music, o Rock e até o Country. Os mais novinhos vão lembrar, sem dúvida nenhuma, de 'When A Man Loves a Woman'. 





E, Natalie Cole... A moça que, no começo dos anos 90 me apresentou pro seu próprio pai, a lenda Nat King Cole. Tal pai, tal filha, em termos de talento. Além de ser uma brilhante vocalista, Natalie tinha toda uma classe, uma figura esguia, alta, um verdadeiro cabide humano, que desfilava vestidos com muito brilho enquanto cantava com feminilidade e fazia esta moça aqui ficar feliz de vê-la, e com um bocadinho de inveja de toda a beleza feminina que ela apresentava. Quem não conhece seu dueto com o pai, 'Unforgetable'? Ela, com seus vocais, deu todo um sabor pra música, que em sua versão original, décadas mais velha, nós nem sabíamos que estava faltando. Mas estava. Eu vou sair fora desta caixinha aqui, e deixar um vídeo ao vivo, em que ela canta e encanta a todos,com seu maior sucesso inédito - que não foi uma regravação com o pai. 'This Will Be'!!!




E aí eu acho que tenho que me redimir. Vamos, então, numa próxima postagem, falar sobre os falecidos desde o Grammy do ano passado pra cá, pelo menos aqueles que de alguma forma influenciaram o meu universo musical, por que a lista completa é longa demais... Voltaremos a falar desses três, de mais alguns falecidos de peso na minha discoteca, dos que eu fiquei sabendo e dos que não. vamos tentar ser justos com quem só me fez feliz. 



JulyN.

Nenhum comentário: