segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Shane Filan!!!

Shane Filan. Foto cortesia de Dublin Concerts.


Olá, amigos e amigas. Nos últimos dias tenho questionado demais algumas coisas da vida. Os rumos que ela está tomando, os erros que insisto em cometer de maneiras diferentes... Os acertos que deveriam dominar tudo... E é quando um lampejo de coisa boa se instala que consigo perceber o que quero, e me dou conta de que estou fazendo tudo errado para que esses lampejos não somente sejam  pequenos momentos de alegria e de conforto num mar de desconforto e estranheza. Há três pessoas que, como ninguém, alinham minhas ideias quando eu preciso disso, mesmo sem saber. Ás vezes é uma conversa sobre um assunto bobo, que acaba ficando mais profunda, e aí minha amiga Cris consegue arrancar de mim o que eu sozinha não estava conseguindo enxergar. É a única pessoa, eu considero, falando Português, que de fato me escuta. Agradeço a ela por isso, pelas groselhas que imponho aos ouvidos dela, e por sempre estar lá segurando uma lanterninha nos túneis escuros da vida. 


Tem também o James... Ídolo/amigo desde os anos 90. Este não fala Português... Mas às vezes, quando ele questiona a si mesmo, e busca por respostas e as partilha com os amigos, e é generoso em passar adiante o que aprendeu, ele acerta em cheio e a gente fica com a sensação de que ele sabia que precisávamos ouvir aquilo... Algumas de suas postagens em rede social acabam virando conversas bastante iluminadoras também. E como gosto que haja gente no mundo que parece entender um pouquinho melhor a língua que eu falo!!! Por que normalmente me sinto um ET!!!

E Shane... Não sou amiga, não conheço, e ele nem deve fazer ideia de que suas músicas me atingem no mesmo nível. São letras com as quais eu me identifico, nem sempre compostas por ele, e um jeitinho de interpretar todo dele, que acho difícil até de colocar em palavras, por que eu só sinto. Quando ele canta, parece mesmo uma conversa com você, parece que é só pra você, e ele tem uma entonação de voz e uma curva melódica paternais que fazem gravar facilmente a letra de uma música em sua mente, e depois de duas ou três ouvidas, você já sai cantando com ele. 

Shane era vocalista da banda Westlife. E, como tal, marcou os fãs com algumas notas graves em início de canções. Coisas como o 'I Wanna Know' inicial de de 'Swear It Again', que ficou mais gravado no nosso subconsciente do que o próprio refrão. O grupo se desfez em 2012, para a tristeza generalizada dos fãs. Depois de 14 anos de estrada. Um recorde para uma Boy Band. E Shane já tinha contrato assinado com uma gravadora, e continuou a trabalhar com o mesmo empresário, antes mesmo de podermos terminar de enxugar nossas lágrimas.

Westlife tinha a regra de lançar um disco por ano, sempre no final, perto do Natal. E eu me acostumei a ter isso para comemorar. Meus Natais durante muito tempo tinham essa constância musical. Então, em 2012, eu já comecei a imaginar que o Natal do próximo ano não seria tão legal. Fui salva por Shane, que lançou seu primeiro single solo em agosto de 2013, deixando claro que o novo álbum estava por vir... Tão Westlife!!! Meu coração se encheu de expectativa. Coisa que não curto muito, já que quem espera demais, acaba se decepcionando. Mas a culpa também foi dele. Se o primeiro single não tivesse sido legal, eu já teria ficado mais sossegada, com as expectativas menos grandiosas. 

Album 'You and Me', de Shane Filan.
Foto cortesia de Wikipedia.
Mas aí, no início de novembro o disco foi lançado, e eu, mais que rapidamente, comprei os mp3. Sim, comprei... Shane é a rara exceção à minha regra de não comprar do iTunes. E qq dia explico porquê. Por hora, falemos de música. Nem tenho como descrever o quanto gostei do primeiro disco do Shane. Virou mole, mole, um dos meus preferidos de toda a minha coleção de música. A julgar pelo blog, vocês devem imaginar o quanto gosto de música. Mas há aqueles álbuns queridinhos, aqueles que eu lembro em que circunstâncias ouvi pela primeira vez, quanto custaram, entre outras coisas. O do Shane está nessa categoria. 

Ele se utilizou de seu sangue Irlandês para fazer um álbum pop, com o pé bem arraigado na cultura de seu país, com muita influência da música celta, letras que falam de coisas simples, mas que são coisas com as quais nos identificamos, e ele... Shane, com sua voz paternal, cheia de curvas melódicas e um carinho enorme por cada música interpretada. Um deleite para qualquer bom ouvido. o Álbum se chama 'You and Me' e fala disso. O que há entre duas pessoas, e tudo o que vai permeando isso. Por que num relacionamento não se trata só de eu, você e amor... É mais eu, você, minhas neuras, suas neuras, minhas infantilidades, suas infantilidades, ... E o álbum fala de tudo isso com leveza, pureza e com uma alegria de quem tem orgulho de ser aprendiz da vida. É lindo, é poético. É tudo de bom...Suspeitosíssima pra falar aqui... Esta postagem já está muito longa. Então, vou deixar para uma próxima minha análise música a música, que este cd merece. Até lá, vocês podem curtir o som no youtube, aonde o usuário (ou usuária) Mc Fadden postou o cd inteirinho para quem quiser conhecer. E se vc curtir muito, vai lá no iTunes e compra o álbum, por que o Shane é um guerreiro, trata os fãs com respeito e amor, e merece esse carinho da sua parte. 




JulyN.

Nenhum comentário: