sexta-feira, 8 de maio de 2015

TVXQ, Tohoshinki, Dong Bang Shin Ki, DBSK, ... Afinal, qual o nome dessa banda?

Tohoshinki, TVXQ, DBSK., nos tempos de quinteto.
Foto cortesia de Fanpop.
Como é complicado tentar aprender japonês através de música. Por que não chega muita coisa da cultura pop japonesa para o grande público ocidental. E aí, eu, que quero tentar me familiarizar com o idioma através da música, pra depois conseguir memorizá-la, estou sofrendo. Aí - santo Google - fui procurar blogs escritos em Inglês e Português, com dicas do J-Pop - música pop japonesa. E acabei parando num clipe mega legal, de uma dupla de meninos chamada Tohoshinki. Achei bem bacaninha, e decidi baixar a discografia deles, para começar a me familiarizar com o que acontece do lado de lá do oceano.


Ai, ai... O povo dos olhinhos puxados - e eu sou descendentes deles - gosta de complicar a vida de quem não fala nenhum idioma local!!! Em buscando um torrent de discografia desta banda, achei um arquivo enorme, com 4 bandas, incluindo a tal Tohoshinki. Legal, gosto desse estilinho. Resolvi baixar tudo. Uma semana depois, nada de arquivo... Poucas pessoas partilhando... Resolvi pesquisar um pouco mais sobre todas as bandas no arquivo, para ver se ia conseguir esta discografia de alguma outra forma... Trabalho de formiga... As bandas eram: DBSK, Tohoshinki, JYJ e TVXQ. Como o som da Tohoshinki era muito legal mesmo, pelo que vi no Youtube, gastei esse tempo pesquisando mais à respeito deles.

A primeira coisa que descobri é que as três bandas citadas acima são a mesma... Mais ou menos... História longa que já conto. A banda é K-Pop, na verdade. E isso significa que são coreanos. Mas, gravam álbuns em japonês também. Então, como gostei muito deles, está valendo. O primeiro clipe visto era em coreano, e infelizmente nem todas as músicas que ele gravam no idioma do seu país de origem, eles adaptam para o japonês. Eles são mega famosos do lado de lá. Tipo, o Backstreet Boys oriental. Estão no livro dos recordes mundiais como a banda mais fotografada da história. Não são pouca porcaria...

Como minha intensão é aprender só o Japonês, decidi só baixar os álbuns nesse idioma. E estou acreditando em quem diz que aquilo é japonês mesmo, por enquanto... Vamos à história dos trocentos nomes e como um grupo virou dupla, e a papagaiada toda que complicou minha busca por eles? Vai valer à pena conhecer esta banda, se você, como eu, gostar de músicas mais melódicas, com vocais bacanas, e um toque suave de R&B. Então, senta que lá vem a história...

A banda foi formada em 2003, composta por cinco meninos, e o nome na Coréia, oficial, era TVXQ. As músicas eram românticas e melódicas, uma resposta fantástica às boy bands ocidentais. Em 2006, com dois álbuns já lançados em coreano, era hora de conquistar o Japão. E veio o primeiro álbum no idioma do país. Tudo isso com muito sucesso, batendo recordes de venda. Uma legião de fãs adolescentes com olhinhos fechados, bochechinhas rosas, sorrisinhos agudos e gritos estéricos. À partir daí, os lançamentos nos dois países passaram a ser mais ou menos simultâneos. Detalhe técnico importantíssimo: no Japão, eles tinham outro nome, Tohoshinki, e também um escritório separado de empresariado, um contrato separado, e acordos diferentes do que o que fi feito na Coréia. Que salada louca!!!

Aí, em 2009, veio a revolta. Parece que no contrato coreano eles seriam TVXQ por 13 anos, e teriam que cumprir com os compromissos todos estabelecidos pelo time de empresários. Além disso, a divisão dos dividendos estava meio bagunçada. Três integrantes do grupo se revoltaram, e entraram na justiça contra os empresários, pela rescisão deste contrato. E, por conta disso, uma turnê foi cancelada.... Os meninos conseguiram uma vitória, mas a briga continuou. Enquanto isso, no Japão, com um contrato diferente do coreano, tudo continuava às mil maravilhas, e os compromissos do grupo foram mantidos até 2010.

Banda JYJ. Foto cortesia de All K-pop.
Depois de muito desgaste por conta das brigas internas, os dois integrantes remanescentes vieram a público rogar para que seus colegas encerrassem a disputa com os empresários, e voltassem para a formação do grupo, para cumprir com a agenda. Eles, claramente, queriam continuar trabalhando... E, avisaram, que se isso não ocorresse, seria o fim do TVXQ como um grupo...

Com toda essa confusão, o escritório japonês, em 2010, anunciou que o grupo estaria suspendendo suas atividades, e que seus integrantes lançariam trabalhos solo, apoiados pelos mesmos empresários. Algum tempo depois, este status mudou. Um grupo novo, JYJ, com os três integrantes briguentos, era formado, e novas batalhas judiciais começaram... O escritório japonês lançava algo. O coreado ia em juízo questionar a legitimidade das ações, já que, na coreia, eles ainda estavam sob o contrato de exclusividade...  E os fãs iam à loucura, com compilações da banda antiga sendo lançadas no mercado, mais a nova banda lançando novos trabalhos... E um dos integrantes da nova banda também lançando single solos. Um inferno financeiro nas mesadas das menininhas de olhinhos puxados!!!

A dupla Tohoshinki. Foto cortesia de All K-pop.
No final daquele ano, os dois integrantes 'comem quieto' voltaram à ativa, se apresentando na Coréia como uma dupla, com versões regravadas do grupo antigo. Que confusão. A detentora do nome da banda ainda era a produtora coreana, então, eles seguiram adiante, com três integrantes a menos. E o escritório japonês resolveu apoiar o dueto também, assinando novo contrato com eles. Ou seja, ao invés de brigar, os empresários japoneses continuaram ganhando dinheiro com os cinco meninos... E mais dinheiro, visto que agora são duas bandas pra lançar, promover e vender. Os processos na Coréia continuam acontecendo, e estão longe de ter um acordo final.

Ufa... E como estamos hoje em dia? Temos duas bandas, Tohoshinki (TVXQ) e JYJ, e um cantor solo muito legal, Junsu (o briguento mor da JYJ). Falei bastante das confusões deles, né? Vamos conhecer o som??? Ah, deixa eu avisar, vou colocar um clipe do Junsu, novo... É em coreano. Ele não gravou nenhum álbum solo em japonês. Tem só um EP, e não tem clipes destas músicas. Mas, a música Flower, e o clipe, é digna de qualquer rádio que toque R&B nos Estados Unidos, e esse moço, Junsu, é um Justin Timberlake de olhinhos puxados e uma voz bem mais agradável...  Então, acho que vale à pena pros ocidentais conhecerem o moço. No grupo a gente não tem noção do que ele é capaz.








JulyN.

Nenhum comentário: