domingo, 9 de dezembro de 2012

Diário Musical 01!

Bom dia, internautas. Sim, acabo de acordar (mais ou menos) e estou curtindo um momento ímpar nesses dias: tempo nublado e vento fresco! Um Oásis depois de alguns dias muito quentes (muito mesmo). E aí, tomei meu café, e como sempre acontece, uma música se instalou em minha cabeça, não me deixando em paz. Não sei quantos de vocês vivenciam isso. Sempre acordo com uma música na cabeça. No Facebook eu costumava postar vídeos e chamá-las de 'a música do dia'. Enfim... Acho mais divertido fazer isso aqui! Por que assim também posso discorrer sobre uma porção de coisas (inúteis, normalmente) que me veem a cabeça junto com a música. É, minha gente: as músicas não andam desacompanhadas, no meu caso. 

Exitei um pouquinho em fazer este primeiro diário, por causa da música que eu vou expôr. E tudo que me veio à cabeça para encher essa linguiça aqui (e foi difícil não colocar trema na linguiça). Vamos ao vídeo, e aí depois eu explico tudo:




Primeiramente, eu queria agradecer ao 'infância 80' por postar tantas músicas que fizeram parte das vidas de muita gente. Valeu! E aí agora vamos explicar o que acontece no meu 'sótão'. Esta música é a 'Dorme Meu Bem', faixa doze do disco do infantil 'Clube da Criança', programa que entre idas e vindas ficou no ar praticamente toda a década de oitenta, e teve como primeira apresentadora a Xuxa. Neste caso o disco corresponde à primeira fase do programa, com a eterna 'Rainha dos Baixinhos', o melhor palhaço do mundo (para quem cresceu naquela época), Carequinha, e uma duplinha muito afinada (alguém tinha que saber cantar nesse negócio), que também participava do programa: Patrícia e Luciano. Um dia vamos dedicar um post a esses dois, e à revolução pop que eles protagonizaram algum tempo depois desse disco aqui. 

Hoje, vamos ficar com a 'música do dia', que conta com vocais de Luciano e Vanusa... Estou sentindo o frio causado pelo último nome, e este foi precisamente o motivo pelo qual eu pensei demais antes de escrever este artigo. Os mais antenados na cultura pop que rola na internet, e nos vídeos que eu chamo de desnecessários e vergonha alheia, vão reconhecer o nome do episódio infeliz em que ela se apresentou cantando o Hino Nacional no Primeiro Encontro Estadual de Agentes Públicos (???), em março de 2009, e errou a letra... Em tempos de internet, isso virou prato cheio para que a cantora virasse piada da noite para o dia. O que a maioria das pessoas que riu dela não sabe é o poder que este nome já teve!

Ela lançou seu primeiro disco em 1968. Era novinha, linda e tinha uma voz poderosa. Acreditem! Fez sucesso como parte do movimento da Jovem Guarda, vendeu mais de um milhão de discos, casou-se duas vezes com homens importantes do cenário artístico brasileiro, ... Enfim, fez muita coisa. Tentei achar um site confiável com informações detalhadas sobre sobre a carreira dela, para repassar as informações. Achei um bom resumo fotográfico no site 'Jovem Guarda'. Então vou dar minha impressão sobre ela. Enquanto criança, nos anos oitenta, eu a via muito em programas de auditório, cantando. A achava bonita, bem colocada, daquelas mulheres femininas, do tipo que uma criança vê e pensa que quer ser aquilo quando crescer. E cantava bem demais. Tinha um timbre de voz muito bonito (ainda tem). E suas músicas eram das mais bonitas (em termos de letra) do cancioneiro romântico (breguinha) brasileiro. Mas a década de noventa trouxe muita tristeza para ela. Seus dois companheiros e pais de seus filhos faleceram, e ela teve que lidar com coisas que foram apagando um pouco de seu brilho. Tentou várias vezes se reerguer. Mas a mídia é cruel. E a crueldade culminou nela virando chacota para o Brasil todo em 2009, por conta de um erro no Hino. Eu acho horrível que qualquer brasileiro erre esta letra. Critico mesmo. Mas gosto d aVanusa, e entendi que ela estava num momento de desespero. Gente que nunca tinha ouvido falar dela, agora se dava ao direito de zombar. Enfim... Triste. Depois de se tratar (depressão) e de se refazer de algo que manchou uma carreira linda, Vanusa surpreendeu a todos fazendo graça dela mesma numa famosa propaganda. Bom pra ela! Fico feliz, e espero que as coisas estejam mesmo melhores. E espero que ela seja chamada para cantar o Hino na Copa das Confederações!!! Hahaha

Enfim, voltando a música, Luciano está lá também!!! Na participação que fez a pequenina JulyN prestar atenção nele!!! Acho que o Luciano foi o primeiro artista que eu gostei de verdade, escolhido por mim (sem muita interferência dos adultos a minha volta). Hoje o rapaz tem uma banda de pop/rock (Lú, se você um dia estiver lendo isso, e tiver algo a acrescentar, por favor), e continua tenho uma das vozes mais belas do nosso mercado. Atende pelo nome artístico de Luciano Nassyn! Com sua simpatia e sempre próximo ao público através da internet, conseguiu uma legião de seguidores, que compraram seu disco (lançado de forma independente), e buzinaram canais como o Multishow, para que o artista tivesse seu talento reconhecido mais uma vez. Te amamos, Lú!!! Hahaha Essa foi minha porção tiete. Um dia vamos esmiuçar a carreira deste moço, que inevitavelmente vai passar por um dos maiores fenômenos da música pop brasileira. Mas chega disso por hoje (posso fazer um suspense, né)! 

Termino este textinho desejando a todos um excelente e fresco (amém) domingo. E muita música em suas vidas!!!




JulyN

Nenhum comentário: