sexta-feira, 15 de abril de 2016

Boyz II Men - Collide!!!

Capa do álbum Collide (2014), do Boyz II Men.
Foto cortesia de Wikipedia.
Olá, amigos e amigas. É com o coração em festa que venho blogar à respeito do último álbum lançado pelo grupo Boyz II Men, Collide! Não sei se vocês leram as retrospectivas de 2015, minhas escolhas de músicas e álbuns. Pois é, nesses textos eu falo da decepção de não ter o Boyz II Men na lista, pois eles haviam lançado um disco em 2014, que não tinha me agradado muito. Mas, como eles são quem são na minha vida, eu não desisti. Guardei lá o álbum num cantinho privilegiado, bem à mão, e entrei 2016 com um humor diferente para ele. De repente eu estava viciada neste trabalho do grupo!


E que bom que esperei que esse momento chegasse para falar à respeito...

Collide. Álbum de outubro de 2014, com músicas inéditas. O grupo andou lançando alguns tributos antes deste. São 14 faixas no álbum mais recheadinho, vendido pela Target. Cada uma delas com um time de produção diferente, o que deixou a viagem bem diversa. Os vocais estão soberbos, mas o que tinha me afastado deste trabalho é a pouca identificação com o R&B dos anos 90, em termos de harmonia. Em se tratando de Boyz II Men, a gente meio que espera isso. 

E o que foi que me fez mudar de ideia, então? Composições, refrões e ousadia nos solos. Os sons deste álbum são variados mesmo, e pelo menos um deles vai grudar fácil no cérebro de quem ouve. Amo a primeira faixa, 'Me, Myself and I', por conta da letra. Nela o rapaz cantando diz que ele está na companhia de mais duas pessoas. É uma galera, ele, ele, e ele (Me, Myself and I). Mas que ele adoraria transformar esta situação em 'eu e você'. Fofo, e meio que dá uma noção de que a solidão é de fato um estado psicológico. tem uma frase que adoro, que ressoa em mim quando escuto a música: 'know there's different strokes for different folks' (saiba que existem diferentes conflitos para diferentes pessoas)!

A segunda faixa' What Happens in Vegas' é um neo soul rasgado que conta exageradamente com os talentos de Wanya Morris, o gritador do grupo - grupos de R&B sempre têm um. Letra ousada também, meio canalhinha - hehe -, um som gostoso de dançar colado... E se a música conta com Wanya fazendo firula, o ponto alto é sempre isso. Por que ele se destaca. 

Gosto demais de 'Already Gone' também, por causa das velocidades que ela imprime. Uma música que brinca com isso. Acaba ficando inusitado e curioso. E uma das poucas faixas em que identifico o trabalho de harmonia pelo qual conhecemos esses rapazes. Não sei qual o critério, mas ela foi lançada como single. Digo isso por que não é o tipo de música mais comercial que tem no disco. 'Losing Sleep' é o R&B rasgado do disco. O primeiro single que eles lançaram. Gosto. Mas acho que não é a melhor do álbum. Eu teria lançado 'What Happens in Vegas', por ser bem comercial para o momento atual. 

'Collide', a faixa título, é muito boa também nas harmonias. E tem todo um tempo diferente das outras músicas. É mais suave, mais cadenciada, delícia de ouvir deitadinho na cama, contemplando a vida. Se torna interessante no contexto do álbum, por dar uma bela quebrada no barulho. E, em 'Ladies Man' eles tentam ser All-4-One. Mais acapela, com mais estrutura vocal. Estilo Doo-Wop, com ar de coisa velha e fresca ao mesmo tempo. Eu gosto das referências... 

E, é isso, em 2016 'Collide' se tornou uma grande coisa. E não consigo expressar em palavras a felicidade que sinto com isso. É como se algo muito querido e que estava perdido, tivesse sido encontrado. Adoro adorar o Boyz II Men!!! E fico feliz que eles estejam entrando pra mesma categoria do Roman Keating, que é a 'compreoalbumenãosepreocupe quevocêvaigostaremalgummomento'.





JulyN.

Nenhum comentário: