segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Tô tentando não me apaixonar por James Bay...

Constelação de James. Da esquerda para a direta: Blunt, Morrison e Bay.

Sério... Na Inglaterra ser um James é pré-requisito para o sucesso e competência muscal, né? Não é possível... Em 2004 amei James Blunt. Ele lançou 'Back to Bedlam', seu primeiro álbum, e um single que ia ressoar pro resto da vida dele. 'You're Beautiful'. Letra bacana, conta uma historinha que virava capítulo de série de tv fácil. A gente consegue até imaginar. Comprei o cd e me surpreendi com a qualidade autoral de Blunt. Estava bem feliz por me empolgar com alguma coisa nova. Depois da década de 90, do R&B, ficou difícil realmente gostar de novos artistas.


E aí, em 2006, eu realmente não lembro como, conheci James Morrison. Queria muito lembrar da primeira vez. Mas não lembro nem como é que fui parar ouvindo ele. Foi identificação instantânea. Curti a música 'You Give me Something', e achei James uma graça, e logo comprei o cd. Antes mesmo do lançamento do single, 'Undiscovered', faixa que dá nome ao cd, a música já era um hino à minha pessoa. Por que Morrison com certeza escreveu pra mim. Hahaha.

Estava bem servida de James. Satisfeitíssima com a riqueza lírica desses dois, além do capricho na produção do Blunt, do detalhamento de cada instrumento, e da onda neo-soul bem carregada do Morrison, com baterias e baixos bem pronunciados, e aquele tipo de som que parece de banda completa ao vivo, bem rico, bem sonoro. Chega de James com batata na boca, né?

Aí, Ronan Keating este ano deixou o painel do X Factor Austrália, para voltar forças à cantoria, que é o que ele faz bem... Pensei, comigo mesma: não vou assistir ao programa este ano. Beleza!!! Essa era a resolução até descobrir que James Blunt estaria no painel... Será que devo me mudar para a Austrália? Resumo da ópera, assisti a temporada toda. Com direito a um candidato chamado Big T com voz parecidinha à de Frank Pangelinan - qualquer dia falarei sobre ele -, e vencedor -  Cyrus Villanueva - com voz e jeitinho de Frankie J. Né?!? E uma descoberta: James Blunt é sarcástico, metido a engraçadinho e faz poemas horrorosos. KKK Um Inglês da gema. Prometo falar desta temporada do X factor - eu acho que faço promessas demais, aqui!!!

O candidato campeão, já num dos últimos episódios cantou uma música chamada 'Hold Back the River'. Gostei do estilo, gostei demais da letra... Enfim... Fui buscar saber de quem era a música. Não tão bonito quanto Blunt ou Morrison, nem tão engraçadinho ou carismático. Mas competente. James Bay tem uma voz bem legal, máscula, mas ao mesmo tempo suave, e um jeitinho meio nerd... Quase uma versão Inglesa de John Mayer. Se gostei? Baixei os eps todos e o cd do moço, e não consegui para de ouvir. Estou nessa há uma semana. Letras muito bem escritas, histórias contadas também, mas um pouco mais subjetivo que Blunt. E mais sofisticado que Morrison, no sentido de ser mais complicado identificar os sentimentos e simpatizar com eles. As letras são poemas, são deleites, mas não são como as de Morrison, que você tem a certeza de que foram escritas sobre algo que você viveu. Não é tão fácil assim a identificação. Mas, o cara é mega talentoso, e as músicas tem uma energia muito boa.

Se eu quiser um filho compositor, já sei o nome que darei pra ele!!! Daqui umas postagens fazemos a brincadeira de comentar cada música, ok? Por enquanto, fica a dica: James Bay.Ah, eu fiz uma playlist com os três James no youtube. Vou colocar aqui, quem quiser dar uma viajada no som, pode só dar play aí embaixo...







JulyN.

Nenhum comentário: